RETORNAR ÀS NOTÍCIAS - Esplanadas, ginásios e escolas. O que reabre esta segunda-feira (05/04/2021)


06-04-2021 14:45h Vários

Esta segunda-feira, os alunos do 2.º e 3.º ciclos retomam as aulas presenciais, as lojas até 200 metros e os museus reabrem e será possível sentar-se numa esplanada. 

 

Foi publicado este domingo o decreto-lei que regulamenta o novo estado de emergência até 15 de abril e que permite avançar no processo de desconfinamento. Apesar de terem sido levantadas algumas medidas, o dever geral de recolhimento mantém-se, assim como algumas restrições.

A decisão de avançar com a segunda fase do plano de desconfinamento foi tomada na quinta-feira em Conselho de Ministros e anunciada pelo primeiro-ministro no mesmo dia.

Esta segunda-feira, vão regressar às aulas presenciais os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e voltam a abrir os ATL para as mesmas idades.

As lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua vão poder reabrir, tal como as esplanadas de restaurantes, pastelarias e cafés, que poderão funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 13h ao fim de semana, num máximo de quatro pessoas por mesa.

As atividades de comércio a retalho não alimentar e de prestação de serviços em estabelecimentos encerram às 21h durante os dias úteis e às 13h aos sábados, domingos e feriados. O comércio de retalho alimentar tem o mesmo horário nos dias úteis, mas fica aberto até às 19h aos sábados, domingos e feriados.

A partir de hoje abrem também os museus, monumentos, galerias de arte, palácios e similares. Equipamentos sociais na área da deficiência e os centros de dia vão poder também voltar à atividade, assim como as feiras e mercados não alimentares, ainda que estes últimos estejam dependentes da decisão municipal.

Nesta segunda fase, são agora permitidas modalidades desportivas de baixo risco, atividade física ao ar livre até quatro pessoas e a reabertura de ginásios sem aulas de grupo.

A proibição da circulação entre concelhos no continente português deixa de estar em vigor a partir desta segunda-feira às 23h59, mantendo-se encerrada a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha.

De acordo com o ECO, a nova fase de desconfinamento arranca esta segunda-feira e deverá prolongar-se até 19 abril, quando está prevista a terceira fase.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

05/04/2021