Donald Trump foi considerado culpado no julgamento criminal em que era acusado de ter falsificado documentos para encobrir um escândalo sexual.
Entre “novela” de sexo, dinheiro e política, o antigo presidente foi considerado culpado em todas as 34 acusações, no tribunal de Manhattan.
Quem previa que, com esta decisão judicial, estava arruinada a campanha eleitoral de Trump rumo às presidenciais… enganou-se.
Aliás, esta decisão judicial impulsionou a campanha de Trump “como nunca se tinha visto“, anunciaram os organizadores.
Em números concretos: a campanha recebeu 53 milhões de dólares (quase 49 milhões de euros) em doações dos seus apoiantes.
Como o anúncio do tribunal foi na quinta-feira, e estes números foram apresentados na sexta à noite, significa que a campanha recebeu em média um recorde de praticamente 2 milhões de euros por hora.
Logo em poucas horas, no pós-anúncio do juiz, os apoiantes de Donald Trump transferiram 32 milhões de euros para a sua campanha.
E outro dado importante: quase 30% das doações vieram de doadores inéditos.
Mesmo antes desta decisão judicial, a campanha de Donald Trump já tinha conseguido juntar muito mais dinheiro do que a campanha de Joe Biden: 77 milhões de euros para o antigo presidente, 45 milhões para o actual. Isto no final de Abril.
Trump já disse que esta decisão do tribunal é uma “fraude” e um ataque político.
O Partido Republicano está com Donald Trump. De acordo com a Associated Press, quase nenhum dirigente republicano quer a saída de Trump na corrida à Casa Branca. Aliás, alguns até querem que a sua nomeação seja feita mais rapidamente.
Quem mostrou algumas dúvidas sobre a inocência do ex-presidente, foi intimidado a sair do partido.
ZAP //
01/06/2024