RETORNAR ÀS NOTÍCIAS - Isabel dos Santos comprou casa em Lisboa através de um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo


01-03-2020 19:45h Vários

Isabel dos Santos compra casa em Lisboa através de paraíso secreto

A empresária Isabel dos Santos utilizou uma empresa com sede no Estado norte-americano de Delaware, considerado um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, para comprar um imóvel de luxo em Lisboa, que está avaliado em cerca de 1,7 milhões de euros.

 

Os documentos que atestam este facto são divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) no âmbito do Luanda Leaks. Estão em causa, nomeadamente, registos comerciais e e-mails que atestam que a compra do apartamento de luxo na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, foi feito através da empresa Decade International LCC que tem sede no Delaware.

Estes dados são reportados pelo Jornal Económico que nota que o Delaware “é apontado como a segunda jurisdição mais secreta do mundo, atrás apenas das Ilhas Cayman”.

O imóvel está avaliado em cerca de 1,7 milhões de euros e o preço porque Isabel dos Santos o comprou não é conhecido, já que “os documentos finais de compra não fazem parte do Luanda Leaks”, realça o Económico.

 

As contas bancárias da empresária angolana em Portugal foram congeladas, mas aquando da concretização dessa decisão judicial, a pedido da Procuradoria Geral da República de Angola, Isabel dos Santos já tinha retirado grande parte dos montantes.

Entretanto, especula-se que a justiça pode decretar também o arresto dos bens imobiliários e mobiliários que Isabel dos Santos tem em Portugal. Caso isso venha a ocorrer, o imóvel adquirido através da empresa do Delaware fica a “salvo” do arresto.

Isabel dos Santos tem ainda imóveis de luxo em Londres, Mónaco, Dubai e Luanda.

A empresária, cuja fortuna está avaliada em mais de dois mil milhões de euros, é suspeita de ter desviado fundos públicos de Angola, através das empresas Sonangol e Sodiam, para empresas em paraísos fiscais.

ZAP //

 

01/03/2020