RETORNAR ÀS NOTÍCIAS - Descida do IVA da energia. Joacine e o CDS com a faca e o queijo na mão


01-02-2020 17:43h Vários

A descida do IVA da energia é um dos temas quentes do Orçamento de Estado para 2020 e depois de anunciada uma eventual coligação negativa, com PSD, Bloco de Esquerda e PCP a aprovarem a medida, e de o PAN ter dito que vota contra, só os votos do CDS e de Joacine Katar Moreira podem valer ao PS para chumbar a proposta.

 

O PAN anunciou, na semana passada, que vai votar contra a redução do IVA da energia por considerar que a medida é “economicamente irresponsável” e “pouco aceitável, no que diz respeito ao ambiente”. Uma posição que vem ao encontro da pretensão do PS de chumbar as propostas de PSD, Bloco de Esquerda e PCP.

Perante a ameaça de uma coligação negativa e a posição do PAN, o PS consegue os votos suficientes para empatar com os partidos que votam a favor. Neste cenário, as posições dos 5 deputados do CDS e de Joacine Katar Moreira ganham outra importância.

Ainda não se sabe como vão o CDS e Joacine situar-se na votação.

O novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, deverá tomar a posição numa reunião com os novos órgãos do partido que vai decorrer na próxima segunda-feira. “Chicão”, como é conhecido, já manifestou a vontade de uma aproximação entre os partidos do “arco da governação” (PSD, PS e CDS), mas falta saber se pretende dar um primeiro passo para mais perto dos sociais-democratas ou dos socialistas.

Joacine Katar Moreira vai votar a medida já como deputada em nome próprio, depois de o Livre lhe ter retirado a confiança política, e o seu voto também é uma incógnita.

ZAP //

01/02/2020